terça-feira, 21 de junho de 2016

Esquimós


Localização e Habitação

   Os esquimós localizam-se no Leste da Sibéria, no Norte do Alasca e do Canadá e da Groenlândia. Nessas regiões o inverno é muito longo e rigoroso, por isso eles moram em casas feitas de turfa (agregado de restos de vegetais). No verão, quase todos os esquimós vivem em tendas feitas de pele de caribu ou de foca. Quando viajam, constroem iglus, que são casas de gelo em forma de cúpulas que servem de abrigo temporário. Apenas os do centro do Canadá e os das Ilhas do Norte desse país usam as casas de gelo, como abrigos permanentes de inverno, estes são construídos com a neve endurecida em blocos, pelo efeito do vento e do frio.

Iglu

Alimentação

   O norte é muito frio, por isso suas terras não são favoráveis ao crescimento de plantas, assim elas não têm muita relevância na alimentação dos esquimós.Os esquimós se alimentam mais dos animais que caçam e pescam, como da foca, da morsa, da baleia e ainda das aves e ursos polares. Tudo é aproveitado nos animais. O povo esquimó se alimenta a base de carne crua, aliás seu nome realmente significa: “comedores de carne crua”. Eles comem peixe rico em ômega 3, pois permite que o sangue circule mais fluidamente tornando mais fácil o equilíbrio da temperatura do corpo.

Pesca

Vestuário

    Os esquimós se vestem com as peles dos animais, porém, ao contrário dos outros povos, já que eles usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado.


Religião e crenças

   Os esquimós acreditam que a natureza é controlada por espíritos poderosos, porém, eles não consideram necessário fazer orações.Os caçadores esquimós tiram dos animais, tudo o que lhes é necessário para sua sobrevivência, pois eles consideram que o mundo é regido pelos animais.
   Com o intuito de afastar os maus espíritos para ocorrência de catástrofes ambientais, ou situações desagradáveis e inesperadas, os esquimós partilham sua mulher, com os visitantes. Aliás as crianças são muito importantes para os esquimós, porque de acordo com suas crenças, os pequenos são reencarnações de seus antepassados, logo quanto mais, melhor.


Lendas e Histórias

   Há muitos e muitos anos, em uma pequena aldeia da costa, viviam um homem e sua mulher. Depois de um longo período, o casal teve dois filhos: um menino e uma menina. Os irmãos se davam muito bem, para alegria dos pais. Um não se separava do outro.
   O tempo foi passando e as crianças crescendo. Quando os dois irmãos se tornaram adultos, aconteceu algo surpreendente: eles não paravam de brigar. Os pais dos jovens ficaram tristes e espantados. Não conseguiam entender como os filhos, de uma hora para outra, tornaram-se inimigos.
   Na verdade, quem se transformou foi o filho, que tinha inveja da beleza da irmã e por isso vivia a persegui-la. A menina, por sua vez, já estava cansada das implicâncias do irmão e não sabia mais o que fazer para escapar de suas maldades. Mas um dia ela teve uma idéia:

— Vou fugir para o céu. Só assim escaparei do meu irmão.
A menina então se transformou em Lua.
Quando o rapaz descobriu que a irmã tinha fugido, ficou muito triste e arrependido.
— Se ela foi para o céu, eu irei também. Não posso ficar sem a minha irmã.
   E foi isso que aconteceu. O rapaz conseguiu ir para o céu, só que em forma de Sol, e não parou de correr atrás da menina. Às vezes, ele a alcança e consegue abraçá-la, causando então um eclipse lunar.


Sepultamento

   O sepultamento dos esquimós é bastante interessante. Quando uma pessoa morre, o seu corpo é colocado no chão, para que sua alma possa encontrar o caminho para o submundo. No entanto, se uma pessoa morre devido a alguma doença ou enfermidade, o corpo é desmembrado e, em seguida, as partes são separadas, colocadas em locais diferentes. Para enterrar uma pessoa, o que eles fazem é dobrar o corpo da pessoa morta ao meio e depois colocar o cadáver de lado numa caixa. Esta caixa é então levantada em torno de três a quatro metros acima do solo, por meio de quatro apoios. A caixa é então pintada com aves, peixes e outros animais. Quando uma pessoa morre, todos seus valores devem levados fora de casa e colocados para se desinfectarem.


Língua Esquimó

   As línguas esquimó-aleútes constituem um conjunto de idiomas falados na Groenlândia, no Ártico Canadiense, no Alasca e em partes da Sibéria. Geralmente são divididos em três principais dialetos:

* O inuíte, falado no norte do Alasca, Canadá e Groenlândia

* O yupik, falado no oeste e sudoeste do Alasca e na Sibéria.

* O aleúte, falado nas Ilhas Aleutas e nas Ilhas Pribilof.

   A língua esquimó mais conhecida, o inuíte, consiste num conjunto de dialetos que se relacionam. Contudo, nem todos são inteligíveis entre si. Estes dialetos são difíceis de diferenciar, pois possui uma imensidão de variações, alguns vizinhos têm mais facilidade em compreender o dialeto de povoações vizinhas, mas à medida que se afastam, a dificuldade de compreensão aumenta.


Meio de Transporte

   Os esquimós usam cães como meio de transporte, geralmente cães da raça Husk, pois são cães que resistem mais ao frio. Eles os utilizam para arrastarem trenós e embarcações, caçar o urso branco e defenderem seus acampamentos e suas manadas de caribus (rena norte-americana) dos predadores.

   O trenó que os cães carregam, mede de 3 a 10 metros de comprimento. 

Curiosidades


  • Os esquimós não pertencem a nenhuma nação. 
  • Os esquimós casam cedo, aos 14 e 15 anos é comum já se encontrarem casados. 
  • São um povo nômade. 
  • São conhecidos por serem um povo solidário, acolhedor e pacífico. 
  •  Eles têm uma sociedade patriarcal e poligâmica, um homem tem mais mulheres à medida que possui mais riquezas. 
  • O incesto é socialmente aceito em algumas regiões, assim como filhos ilegítimos. Não há conceito de fidelidade conjugal.
  • As principais atividades das mulheres em contexto doméstico são costurar e “cozinhar”. 
  • Os homens dedicam-se a preparar os utensílios para caçar e pescar, focas e baleias. 
  • Os homens esquimós medem em média cerca de 1,60 m e as mulheres cerca de 1,50 m. Os corpos são fortes e os membros curtos. Têm traços físicos mongóis. 
  • Para demonstrar carinho, os esquimós esfregam o nariz um nos outros, já que se eles se beijarem, os lábios grudariam com o frio. 
  • Também é comum os filhos, darem uma manta, ao pai quando estes se tornam um estrovo para a família, para que os velhos, saiam de casa e se entreguem à sua sorte. 
  • Quando numa viagem um idoso demorava mais para realizar o percurso, esta afastava-se voluntariamente para morrer. Esta prática ficou conhecida como, eutanásia altruísta.

QUIZ

Esquimós


Autores: João Marcos Dalmolin, Lucas Arend, Ricardo Vargas e Matheus Filipi
banner
Ultima
Proxima

0 comentários: