segunda-feira, 20 de junho de 2016

Kaingang

Origem

   O primeiro contato com os Kaingang foi feito no início século XVI(16) pelos colonizadores europeus tal contato foi feito quando os portugueses encontratam alguns grupos de Kaingang próximos ao litoral atlântico. Mas, no entanto, não há nenhum relato histórico desta época que comprove quais foram os ancestrais desta tribo, porém, sabe-se que alguns grupos de seus ancestrais foram reduzidos em Conceição dos Gualachos, às margens do rio Piquiri e também em Encamación, às margens do Tibagi.
   Se baseando em alguns relatos históricos, é possível que alguns poucos grupos dos Kaingang tenham sido influenciados pelas reduções jesuíticas e tenham vivido em florestas e campos do sul do país, mais especificamente onde hoje se encontram São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul viveram nestes locais até o século XIX(19) quando foram conquistados.

Habitação da tribo Kaingang

A conquista sobre os territórios Kaigang

   As conquistas dos territórios dos Kaingang teve início no século XVIII(18) quando alguns caciques se aliavam aos brancos para derrubarem outros grupos de Kaingang, com as expedições de conquistas e as “estradas” nas matas na qual aos poucos iam se formando vilas pelos colonos e tropeiros que as utilizavam pelo fato que se instalavam em paradas e locais para descanso, assim aos poucos formando Colonias e posteriormente vilas, claro que alguns grupos de Kaingang não aceitavam isso em seu território e atacavam os tropeiros e colonos quando os mesmos passavam pelas estradas, mas geralmente eram dizimados.
   No século XIX(19) Todos os grupos kaingang e caciques que viviam no Sul do Brasil foram praticamente conquistados e aldeados, à exceção dos Kaingang da bacia do Tietê-SP e os grupos que viviam nos territórios entre os rios Laranjinha e Cinzas, no Paraná. Os de São Paulo foram conquistados em 1912 e os do Paraná em 1930. Em todas as expedições foram utilizados alguns Kaingang pacificados de São Jerônimo.
Kaingang aldeados. Foto: acervo Museu do índio, década de 1950

Kaigang na atualidade

   Atualmente os Kaingang são uma das cinco tribos mais populosas do País ocupando aproximadamente 30 áreas reduzidas, de seu antigo território, espalhadas pelas regiões dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
   Pertencem a família linguística Jê, junto aos xoclengues, integram o ramo linguístico Jê Meridionais. Sozinhos correspondem à aproximadamente 50% de toda população indígena pertencente à família linguística Jê

   Sua cultura se desenvolveu nas sombras dos pinheirais, ocupando as regiões sul e sudeste do país.
A crença dos Kaingang se constitui em três religiões: o Xamanismo Kaingang, a Católica e  a Protestante.
   Nas aldeias pode-se perceber que os Kaingang são bastante modernos em comparação a algumas tribos, se vestem com roupas como as que usamos possuem motos e celulares, algumas aldeias possuem ate postos de atendimento próprio e escolas. Mas mesmo com a modernização das aldeias os Kaingang mantêm sua cultura as transmitindo de “pai para filho” as crianças primeiro aprendem a falar a língua da tribo e depois na escola aprendem o português como língua secundaria, também são ensinados a caçar, pescar e cultivar.
   Tem como base em sua econômica a agricultura: cultivo de milho, feijão e moranga;
   A caça e pesca: se constitui de animais encontrados nas áreas perto das aldeias;
   Produção artesanal: cestos feito pelas mulheres da aldeia, arcos e flechas, etc.







Autores: Daniel Junckes e Gustavo Gubler
banner
Anterior
Proxima

0 comentários: